Mind the reading

----
É engraçado, eu trouxe uma batelada de livros para Petrópolis, e ainda que tenha folheado alguns em busca de leituras interessantes para os momentos certos, acabei redescobrindo um livro de muito, mas muito tempo atrás mesmo, que eu nem tenho certeza de que acabei de ler da primeira vez.

O mais interessante é que acabei vendo o livro de uma maneira bastante distinta do que quando o comprei (ganhei ? - talvez), acho que na época eu não estava "pronto" para captar a mensagem real do texto.

Segue um resumo apanhado na net:


"Zen e a arte da manutenção de motocicletas: uma investigação sobre valores (1984), Robert M. Pirsig.


O primeiro depoimento do autor: “o verdadeiro veículo que conduzimos é um veículo chamado nós mesmos”, dá uma idéia sobre o tema da obra. O narrador atravessa as planícies norte-americanas com seu filho na garupa, e refaz toda sua trajetória de vida e seu relacionamento com a figura fantasmagórica de Fedro. “O mundo da arte da manutenção de motocicletas é realmente um estudo em miniatura da arte de auto-realização. Reparando uma motocicleta, trabalhando bem, com cuidado, tornamo-nos parte de um processo cujo fim é alcançar uma íntima paz de espírito. A motocicleta é principalmente um fenômeno mental”, diz o autor. No capítulo 20, por exemplo, comenta: “A motocicleta agora está funcionando, mas qual foi a última vez que se verificou o nível de óleo? Para os românticos isto é um exagero, mas para os clássicos é prudência”. Diante de dois tipos diferentes de Qualidade e que não dividiram a Qualidade entre si, põe frente a frente a hierarquia metafísica proposta pelos professores do departamento sobre Realidade: objetiva (física) e subjetiva (mental). Mas, a Qualidade que Fedro estava ensinando não era apenas parte da realidade, era a realidade integral. Vale a pena ler!"

Paz de espírito. Simples e ainda assim tão difícil, especialmente em tempos que achamos tão conturbados, aonde vida, trabalho, amor, família, parecem tão desconexos e, em muitos momentos, conflitantes.

Seja como for, uma leitura prazerosa, ainda que densa. Alternando com as leituras de contos para ajudar as crianças a dormir, fica ainda melhor.

No comments: