Professora Rita mandou bem:
Algumas vezes é um erro julgar o valor de uma atividade simplesmente
pelo tempo que se demora em realizá-la. Um bom exemplo é o caso do
"expert" que foi chamado para arrumar um computador de grande porte e
extremamente complexo... um computador de 12 milhões de dólares.
Sentado na frente do monitor, apertou umas quantas teclas, balançou a
cabeça, murmurou algo para ele mesmo e desligou o equipamento. Pegou uma
pequena chave de fenda no bolso e deu uma volta e meia em um minúsculo
parafuso. Então, religou o computador e comprovou que funcionava
perfeitamente.
O presidente da empresa se mostrou surpreso, muito satisfeito e se
ofereceu para pagar o serviço à vista.
- Quanto te devo? perguntou.
- São mil dólares pelo serviço.
- Mil dólares? Mil dólares por alguns minutos de trabalho? Mil dólares
só para apertar um simples parafuso? Eu sei que meu computador vale 12
milhões de dólares, mas mil dólares é muito dinheiro. Pagarei somente se
o senhor me mandar uma fatura detalhada que justifique este valor.
O especialista confirmou com a cabeça e foi embora.
Na manhã seguinte o presidente recebeu a fatura, leu com cuidado,
balançou a cabeça e mandou pagar o especialista no ato. A fatura
mostrava:
SERVIÇOS PRESTADOS
Apertar um parafuso ................ US$ 1.00
Saber qual parafuso apertar ........ US$ 999.00
TOTAL .............................. US$ 1000.00
“We are not what we know but what we are willing to learn.”
Essa "piada" eu tinha ouvido na versão do navio cargueiro e do mecânico italiano, que resolvia o problema do prorietário do navio atracado por um custo altíssimo usando a única ferramenta que carregava em sua pesada mala: Uma marreta.
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