Mind the Pope

----
O Papa subiu no telhado

"Quem perceber a morte do papa vai comunicá-la de presto ao Prefeito da Santa Sé, que por sua vez procurará o Cardeal Camerlengo, mordomo papal. O Camerlengo entrará no quarto, baterá na testa de Joao Paulo 2o três vezes com um martelinho de prata e, em cada uma, chamará alto seu nome - Karol Józef Wojtyla! Perante os cardeais, estará oficializada a morte. O Camerlengo entao tirará de sua mao direita o Anel do Pescador e o partirá em dois. O sinete será inutilizado, todos deixarao o quarto, selando-o por fora"

Não, eu não tenho nenhuma preferência pelo Papa ou pela religião dele, também não abomino as pessoas que nasceram em famílias católicas e aprenderam o amor à família e à igreja. Como para com todo o resto, os excessos é que matam (literalmente).

A minha relação com o Karol é meio torta. Na verdade o que pega do meu lado é que ele nasceu na cidade do meu pai, e no mesmo ano. Acho que eu acabo fazendo umas contas inexatas de que, se meu Franek não tivesse passado por tudo o que passou, fome, 5 anos de guerra por toda a Europa, vida fora da pátria e tudo o mais, poderia almejar a idade do conterrâneo dele.

Mas é muito egoísmo da minha parte, querer o meu pai prá mim no lugar do líder espiritual de tanta gente.

Então acho que agora acaba minha contagem, talvez eu ache a minha condição um pouco mais justa, se é que essa palavra se aplica.

Pois então que se sigam as tradições, e que sejam levadas a cabo as cerimônias. Todo mundo parece precisar de cerimônias e anjos e demônios e medos e verdades supremas.

Boa noite, Karol. Se a tua religião é a que está certa, me faz só um favor e leva um abraço pro meu velho, e fala prá ele que espero que ele veja o meu orgulho estampado nos olhos e pintado na pele.

No comments: