Mind the Heavy Subject

----
A baleia foi pro brejo

Esta semana, o Brasil inteirou acompanhou emocionado o drama da baleia que encalhou em Niterói. O solitário cetáceo tinha largado a frigida Antártica e embicara na direção dos trópicos em busca de águas mornas e de uma companhia quente com quem pudesse se acasalar. Mas, infelizmente, no meio do caminho, o obeso mamífero resolveu dar uma parada no Rio de Janeiro sem saber dos perigos e perrengues da cidade. Como não conseguiu vaga em nenhum hotel da Avenida Atlântica, a baleia resolveu estacionar na porta da discoteca Help. Mal tinha chegado no local, a incauta criatura teve que fugir pois quase foi devorada por um cardume de piranhas que faz ponto naquela aprazível casa noturna e não admite concorrência.

Logo em seguida, o pacato cetáceo foi parado numa falsa blitz no Vidigal, onde teve que molhar a mão de uns policiais que plantaram um flagrante de maconha em uma de suas barbatanas. Depois de ser assaltada na Vista Chinesa, a baleia de saco cheio resolveu nadar na direção de Búzios, mas depois de horas engarrafada na Ponte Rio-Niterói acabou cochilando e foi encalhar na praia do Forte do Imbuí, bem afastada da antiga capital papa-goiaba. Ao ver aquele enorme corpanzil, os banhistas foram pedir autógrafo pensando se tratar da cantora Alcione ou da Preta Gil. Assim que o animal encalhou na praia, a Petrobrás e os salva-vidas se uniram em mutirão e convocaram o bombeiro Albucacys para ficar noivo da baleia e assim desencalhar o adiposo bicho. Mas a baleia, desgostosa com a situação do Rio de Janeiro, estava mesmo decidida a morrer .

Na verdade, a morte da baleia encalhada tem vários significados subjetivos. E como é um animal de grande porte, a carcaça de uma baleia adulta é capaz de produzir até cinco toneladas de metáforas. Como sou incapaz de elaborar construções cerebrais complexas, liguei para o Jabor para que ele me vendesse algumas metáforas que não estivesse mais usando. De origem árabe e hábil negociante, Arnaldo Jabor me vendeu um lote de metáforas pela bagatela de 10 reais, parcelado no cartão. Uma metáfora eu mandei pra Brasília, pra puxar o saco do presidente Lula. A outra eu vendi a peso de Conde pro César Maia. Sobrou uma que eu vou dividir com os meus fiéis 17 leitores (e que não são os mesmos do Xexéo e nem do Veríssimo): a baleia encalhada em Niterói representa o governo adipopulista do casal Rosquinha e Anthony Molequinho que, numa última tentativa desesperada de conter a violência no Rio de Janeiro, vai chamar os Vigilantes do Peso"

No comments: