Mind Hommer

----
Simpson é a referência para construir a pauta do noticiario (Jornal Nacional da Globo) - "Essa o Homer nao vai entender" - dita Bonner para descartar 1 noticia que nao o agrada - ele decide praticamente sozinho e sem contestaçao o que deve ser exibido para milhoes de brasileiros no horario que fica confortavelmente aninhado entre 2 novelas, a das 7 e a das 8.

...entenda o resto lendo aqui:

Blue Bus todo mundo le

:

(...) trecho de 'O Livro dos Insultos', de Henry Louis Mencken, traduzido por Ruy Castro, extraído do capítulo 'Jornalistas'. É uma pequena pérola, uma obra prima que mostra o 'imbecil coletivo' em sua quintessência (obrigado, leitor!). 06/12 Blue Bus:

"O que aflige primeiramente os jornais dos EUA é o fato de que o seu gigantesco desenvolvimento comercial os obriga a atingir massas cada vez maiores de homens indiferenciados, e tambem o fato de que a verdade é uma mercadoria que estas massas nao podem ser induzidas a comprar".

"As causas disto estao enraizadas na psicologia do Homo boobus, ou homem inferior - ou seja, do cidadao normal, típico e predominante de uma sociedade democrática. Este homem, apesar de uma aparência superficial de inteligência, é, na realidade, incapaz de qualquer coisa que possa ser descrita como raciocínio. As idéias que lhe entopem a cabeça sao formuladas por um processo de mera emoçao. Como todos os outros mamíferos superiores, ele tem sentimentos muito intensos, mas, também como eles, falta-lhe capacidade de julgamento. O que o agrada mais no departamento de idéias - e, daí, o que ele tende a aceitar mais como verdadeiro - é apenas o que satisfaz os seus anseios principais".

"Por exemplo, anseios por segurança física, tranquilidade mental e subsistência farta e regular. Em outras palavras, o que ele exige das idéias é o mesmo que exige das instituiçoes - ou seja, que o deixem livre da dúvida, do perigo e daquilo que Nietzche chamou de os acasos do labirinto. Acima de tudo, livre do medo, aquela emoçao básica de todas as criaturas inferiores em todos os tempos e lugares. Por isto este homem é geralmente religioso, porque a espécie de religiao que conhece é apenas um vasto esquema para aliviá-lo da luta vã e penosa contra os mistérios do universo".

"E por isto ele é também um democrata, porque a democracia é um esquema para protegê-lo contra a exploraçao dos seus superiores em força e sagacidade. E é também por isto que, na miscelânea de suas reaçoes às idéias, ele abraça invariavelmente aquelas que lhe parecem mais simples, mais familiares, mais confortáveis - que se ajustam mais prontamente às suas emoçoes fundamentais e lhe exigem menos agilidade, resoluçao ou engenhosidade intelectuais. Em suma, ele é uma besta"

No comments: